APAMVET
Artigos APAMVET

Entrevista com o Dr. Mauricio Salvador

Boletim APAMVET, v. 11, n. 2 (2020)

Entrevista com o Dr. Mauricio Salvador que além de Médico Veterinário e Analista de Sistemas, é também uma das principais lideranças do setor de e-commerce do Brasil, atual presidente da Associação Brasileira de e-Commerce, a ABCOMM. Dr. Mauricio Salvador aborda detalhes sobre sua carreira, destaca as principais inovações do mundo digital que estão impactando os profissionais veterinários dá conselhos de como se preparar para o mundo digital.


OZONIOTERAPIA: quando a compreensão faz toda a diferença

Boletim APAMVET, v. 11, n. 2 (2020)

O ozônio (O3) é uma molécula formada por três átomos de oxigênio, encontrada no estado gasoso em condições específicas de pressão e temperatura. Sua obtenção para fins terapêuticos ocorre pela passagem de oxigênio medicinal através de um gerador específico para essa finalidade, onde um fluxo de oxigênio é submetido a uma determinada carga elétrica, gerando a formação de uma concentração de ozônio. A ozonioterapia é uma terapia que utiliza uma mistura gasosa com 5% de ozônio (O3) e 95% de oxigênio (O2) medicinal puro que funciona como “gatilho” para um efeito modulador nas mais variadas funções celulares já conhecidas. Essas atividades a nível bioquímico, e não a ação direta do ozônio, é que são as responsáveis pelos efeitos terapêuticos


Relato de experiência profissional na área diagnóstico veterinário por imagem

Boletim APAMVET, v. 11, n. 2 (2020)

Um overview sobre a carreira profissional do autor, referindo os avanços tecnológicos no diagnóstico por imagem e introduzindo novos posicionamentos radiográficos, com qualidade das suas imagens. Sempre se sentiu desafiado pelo pioneirismo e inovação. Sem esquecer, reverencia os colegas que o ajudaram na sua carreira, sem nunca esquecer o sentimento de gratidão. Reconhecendo que o bom atendimento dos tutores é um diferencial e, sempre que possível, procurou fazê-los felizes.


Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde na medicina veterinária

Boletim APAMVET, v. 11, n. 1 (2020)

Um dos resíduos que são gerados na medicina veterinária, são os dos serviços de saúde veterinária (RSSV). Os RSSV devem receber cuidado especial devido à capacidade de infectar seres humanos, animais e contaminar o ambiente, principalmente no meio rural. O gerenciamento de RSSV é importante para mitigar impactos ambientais, sanitários e promover a economia circular. Na produção animal, ainda é realizado de forma insatisfatória e a implantação de um plano de gerenciamento de RSSV é essencial para que os objetivos ambientais, sanitários, econômicos e sociais sejam atingidos.


Síndrome Obstrutiva das Vias Aéreas dos Braquicefálicos (Síndrome do Braquicefálico – SB) Revisão bibliográfica e considerações clínico cirúrgicas (2ª parte)

Boletim APAMVET, v. 11, n. 1 (2020)

A seleção artificial dos cães para a determinação de fatores estéticos pode levar a alterações não desejadas. A braquicefalia ou encurtamento do esqueleto facial é mutação genética, presente em raças, como os bulldogs ingleses, bulldogs franceses e pugs, que tem sido reforçada na reprodução destas raças. Infelizmente, muitas características anatômicas que predispõem aos problemas observados na síndrome da obstrução de vias aéreas dos braquicefálicos, ou síndrome do braquicefálico (SB), foram mantidas, nas linhagens que são vendidas no país. As técnicas de excisão do palato mole prolongado, excisão de fragmentos da cartilagem nasal, bem como excisão de sacos aéreos invertidos e em alguns casos das tonsilas palatinas, e todas as suas variações, são descritas há diversos anos, mas os riscos inerentes à síndrome e quando deve ser feita a indicação da intervenção cirúrgica estão sendo abordados neste trabalho. O intuito da segunda parte deste trabalho é revisar a literatura relacionada a e