APAMVET
Artigos APAMVET

Liderança das mulheres na Medicina Veterinária

Boletim APAMVET, v. 15, n. 2 (2024)

Entrevista com dra. SÍLVIA CORRÊA, que ocupa a função de Diretora Clínica do Veros Hospital Veterinário, tendo sob sua liderança direta 150 médicos e auxiliares veterinários, sem contar os muitos especialistas que atendem e operam diariamente no Veros.


Resíduos de medicamentos: prescrição medicamentosa em animais de produção: importância do cumprimento do período de carência

Boletim APAMVET, v. 15, n. 2 (2024)

O médico-veterinário pode prescrever medicamentos tanto registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como aqueles registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Contudo em animais de produção só podem ser empregados produtos de uso veterinário, os quais são registrados no MAPA, e na bula desses produtos deve constar o período de carência. Essa informação garante que quando esta medicação é empregada na dose e via de administração indicadas na bula, o produto de origem animal, obtido do animal tratado, não apresenta nível(is) de importância toxicológica, isto é, não é ultrapassado o limite máximo de resíduo (LMR). Embora o MAPA venha alertando para a obediência ao período de carência quando da administração de medicamentos veterinário em animais de produção, há ainda a ocorrência de violações, o que torna o produto de origem animal impróprio para o consumo.


“ZOONOSES” – Um pouco da história do desenvolvimento desta área com destaque para o Estado de São Paulo, Brasil

Boletim APAMVET, v. 15, n. 1 (2024)

São apresentados fatos históricos relacionados e importância da área das zoonoses na formação dos médicosveterinários, com destaque para a evolução observada no Estado de São Paulo, Brasil, nos últimos 50 anos ressaltando as Instituições e Profissionais envolvidos.


Interpretação de testes laboratoriais para a raiva

Boletim APAMVET, v. 15, n. 1 (2024)

O diagnóstico de raiva é dependente de testes laboratoriais como a imunofluorescência direta e a prova biológica, dado que enfermidades diversas, com a cinomose no caso de cães, pode tanto confundir o diagnostico clínico quanto ocorrer simultaneamente a raiva e discrepâncias entre tais testes podem ocasionar confusão na interpretação do diagnóstico final. Este é o tema deste texto, trazendo como exemplo o recente caso de raiva em cão registrado na cidade de São Paulo.


O uso da acupuntura como possibilidade terapêutica em aves

Boletim APAMVET, v. 15, n. 1 (2024)

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema complexo tanto para diagnostico quanto para o tratamento e poder ser uma ferramenta para a prevenção de doenças, trata-se de um conhecimento secular baseado principalmente no conceito do equilíbrio entre corpo, ambiente interno e externo. Dessa forma, segundo o entendimento chinês, a saúde representa o estado de harmonia, enquanto que a doença surge quando há o desequilíbrio, podendo ter diversas causas. Na MTC o conceito de Yin e Yang é utilizado para representar e explicar a dinâmica dessa relação onde o equilíbrio é gerado através de forças antagônicas que são codependentes. A acupuntura é uma das técnicas mais antigas da MTC que consiste na inserção de agulhas finas de aço inoxidável em locais anatomicamente precisos do corpo, associados a estruturas neurais e vasculares. As terapias multimodais têm sido cada vez mais exploradas na Medicina Aviária.